O que você precisa saber sobre o SCR –
Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil?
O SCR é um banco de dados com informações sobre o montante das operações com características de crédito e suas eventuais garantias realizadas por pessoas físicas e jurídicas junto às instituições financeiras no Brasil.
Qual a finalidade e uso do SCR?
O SCR deve prover o Banco Central do Brasil de informações sobre o montante dos débitos e responsabilidades decorrentes de operações com características de crédito realizadas junto às instituições financeiras por ele fiscalizadas. Desta forma, tem o objetivo de avaliar o risco de crédito a que estão expostas essas instituições e de proteger os recursos depositados pelos cidadãos.
Qual a melhor forma de consulta às informações do SCR?
As informações do SCR do Banco Central do Brasil são referentes ao histórico dos clientes dos últimos 13 meses e só podem ser consultadas pelas instituições financeiras mediante prévia autorização do cliente, sendo que este poderá acessar seus dados no SCR por meio da Central de Atendimento ao Cidadão do Banco Central do Brasil ou realizar o cadastramento ao Sistema Registrato.
Como alterar as informações do SCR?
As manifestações de discordância e os pedidos de correções, exclusões e registro de medidas judiciais devem ser dirigidos à instituição financeira responsável pela informação, por meio de requerimento escrito e fundamentado do cliente, acompanhado da respectiva decisão judicial, quando for o caso.
Para mais informações, consulte o site do Banco Central do Brasil.
Como acessar o Sistema Registrato?
O primeiro passo para acessar o sistema é o usuário acessar a página do Registrato no site do Banco Central e selecionar se vai fazer o cadastro como pessoa física ou jurídica. Ao selecionar a opção desejada, você será redirecionado para a seguinte página, onde deverá escolher a opção “Obter frase de segurança“.
Como consultar o Registrato pela Internet?
Após o cadastro no site do Registrato, será gerada uma Frase de Segurança, daí basta acessar o Internet Banking do banco no qual possui conta para validar a frase de segurança.”