Desenrola Brasil: tudo que você precisa saber sobre o projeto para negociar dívidas

Criado para auxiliar quem está enfrentando dificuldades financeiras, o Desenrola Brasil oferece uma chance de renegociar dívidas e reconquistar sua estabilidade financeira. Dessa forma, o projeto surge para combater um dado que só vem crescendo nos últimos anos em território nacional.

De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril deste ano.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes como funciona o Desenrola Brasil e como você pode se beneficiar dele para se livrar das dívidas de forma mais tranquila.

O que é o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo facilitar a renegociação de dívidas para os brasileiros que estão com o nome negativado. Por isso, foi criado para ajudar pessoas endividadas a sair dessa situação e retomar o controle de suas finanças.

Como funciona o Desenrola Brasil?

1. Renegociação Simplificada

Uma das principais vantagens do Desenrola Brasil é a simplificação do processo de renegociação de dívidas. Por meio do programa, é possível negociar suas dívidas de forma mais rápida e com condições mais favoráveis. Em outras palavras, os credores estão mais dispostos a oferecer descontos em juros, parcelamentos facilitados e até mesmo a quitação da dívida com valores reduzidos.

2. Limpeza do Nome

Ao concluir a renegociação e efetuar o pagamento das parcelas acordadas, a instituição financeira é obrigada a retirar o nome do devedor dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Isso possibilita a regularização do seu nome, abrindo portas para novas oportunidades de crédito.

Quem pode participar do Desenrola Brasil?

O público elegível para participar deste novo programa do Governo Federal engloba duas faixas de renda distintas. Sendo elas:

Faixa 1:
Esta faixa beneficia quem ganha até dois salários-mínimos ou está no CadÚnico com dívidas até 31 de dezembro de 2022. O Fundo Garantidor de Operações (FGO) ajudará a renegociar dívidas de até R$5 mil, excluindo créditos com garantias reais, rurais, imobiliárias e de terceiros, conforme o Ministério da Fazenda.

Faixa 2:
Destinado a indivíduos com renda até R$20 mil/mês e dívidas em bancos até 31/12/2022, o programa permite renegociação por instituições aderentes. Além disso, as renegociações não contam com garantia do FGO, diferentemente da Faixa 1.

Como aderir ao Desenrola Brasil?

1. Acesse o site oficial

Em primeiro lugar, é necessário acessar o site oficial do Desenrola Brasil para obter mais informações sobre o programa.

2. Verificação das Dívidas em Atraso

Identifique quais são as dívidas em atraso que você deseja negociar.

3. Contato com os Credores

Entre em contato com os credores das dívidas e informe sobre o seu interesse em participar do programa.

4. Negociação das Dívidas

Inicie a negociação com os credores, buscando as melhores condições para o pagamento das dívidas.

5. Regularização Financeira

Por fim, após a negociação bem-sucedida, efetue o pagamento das parcelas acordadas e regularize sua situação financeira.

 

Aqui na Qista temos um compromisso com a educação financeira não apenas dos nossos clientes, mas do público em geral. Por isso sempre contamos com informações seguras, confiáveis e atualizadas sobre o mercado financeiro, para cumprirmos com o compromisso de prezar pela segurança financeira de todos! Gostou do conteúdo? Siga a gente nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Quer entender mais sobre novidades do mundo financeiro? Acompanhe o nosso blog

Compartilhe este post

Posts recentes