Trabalhar, sair pra comer, pagar boletos…você já pensou sobre como as suas finanças influenciam na rotina? Entretanto, mais do que números em uma conta bancária, a saúde financeira impacta diretamente o nosso bem-estar emocional e é um pilar de saúde mental.
O brasileiro é um dos povos mais preocupados do mundo com as finanças. Um estudo do Center for Customer Insight (CCI), do Boston Consulting Group (BCG) indicou que aproximadamente 40% da população brasileira é preocupada com finanças pessoais e o cenário econômico nacional.
Essa relação entre o dinheiro e a saúde mental é mais profunda do que se imagina.
O que é saúde financeira
Estar saudável financeiramente significa que sua relação com o dinheiro e seus hábitos são positivos, isto é, você não o encara como um inimigo ou algo desiquilibrado.
Quando temos saúde financeira conseguimos, por exemplo, arcar com os gastos básicos e essenciais, temos condições de lidar com imprevistos e ainda usufruir de momentos de lazer e realização de sonhos, ou seja, que seus ganhos e gastos são compatíveis com seu estilo de vida.
É um conceito mais relacionado à organização das finanças do que com o volume de renda.
O impacto da saúde financeira na saúde mental
A consultoria Onze realizou uma pesquisa com trabalhadores do Brasil em setembro de 2024, que revelou:
- 64% dos trabalhadores já tiveram a saúde mental afetada pelas finanças;
- 75% não possuem reserva financeira para emergências;
- 47% sentem-se ansiosos ao falar ou pensar sobre dinheiro;
- 71% desenvolveram ansiedade devido ao estresse financeiro;
- 57% relataram insônia.
Portanto, é fato que a saúde financeira afeta nossas emoções podendo interferir em aspectos como:
Ansiedade e Depressão: afinal, o medo de não conseguir arcar com as contas geram um estresse crônico que pode desencadear ou agravar quadros de ansiedade e depressão. Impulsionados pela preocupação, muitos acabam sofrendo com noites mal dormidas, além de sentir irritabilidade e dificuldade de concentração.
Relações Interpessoais: não são incomuns discussões sobre dinheiro entre casais e famílias que estão com a saúde financeira debilitada. E a sensação de não conseguir proporcionar o que a família precisa, somada com a dificuldade em pedir ajuda, pode gerar tensões e afastar as pessoas.
Autoestima: estar com dívidas e dificuldades financeiras pode minar a autoconfiança e a sensação de realização pessoal.
O Caminho para o equilíbrio
Mas é possível sair dessa situação descrita acima com planejamento e organização.
O primeiro passo para alcançar a saúde financeira é criar um orçamento realista e definir metas claras. Sendo assim, planeje, afinal ao acompanhar seus gastos você terá uma visão de entradas, saídas e objetivos, o que reduzirá o estresse.
Dessa forma, investir em conhecimento sobre finanças é fundamental. Procure aprender mais sobre educação financeira para tomar decisões mais conscientes e evitar dívidas.
Além de cuidar das suas finanças, dedique-se aos cuidados com a sua saúde mental. Pratique atividades físicas regularmente, medite, procure um terapeuta e reserve tempo para fazer as coisas que você gosta.
Caso você esteja enfrentando dificuldades financeiras, não hesite em procurar ajuda. Um consultor financeiro pode te auxiliar a encontrar soluções personalizadas para sua situação e te oferecer o suporte necessário para superar seus desafios.
Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada e em nosso site também encontra opções de crédito que podem te ajudar. Acesse.