Educação financeira é a solução?
Algumas compras aqui, outras compras ali. Você não prestou atenção aos juros ou ao saldo, isto é, até você somar todas as suas contas! Antes que você perceba, você não consegue pagar as suas contas em dia e suas dívidas acabam virando uma bola de neve. Então, o que você pode fazer para evitar essa situação chata? Educação Financeira!
Com ela é possível entender como nosso comportamento afeta nossas escolhas financeiras, buscando decisões mais acertadas e conseguindo contornar soluções imprevisíveis.
Pensando nisso, a Qista decidiu separar as melhores dicas para melhorar a sua relação com o dinheiro. Confira:
Usar o débito automático
É um grande aliado seu na hora do planejamento financeiro. Com ele, você não corre o risco de esquecer o pagamento, pois a sua conta sempre será programada a ser paga na data escolhida, e o valor é debitado de forma automática. Isso significa menos estresse e menos multas por atraso. Além disso, não há cobranças de taxas bancárias e alguns credores podem dar descontos para quem faz o uso dessa opção.
Gerencie a data de vencimento das suas contas
É necessário ter muita organização para não se perder nas contas, dessa forma, estipule vencimentos para datas próximas do seu dia de recebimento! Assim, você se livra das despesas e pode usar o seu saldo sem preocupação!
Não abuse do crédito e tenha um orçamento mensal
Se você não pagar na data certa, será cobrado um determinado valor de juros que pode atrapalhar o seu orçamento! Para isso, evite fazer compras por impulso e considere planejá-las com antecedência. Com um controle de seu orçamento, você evita dívidas e dor de cabeça! Para ajudar, você pode usar apps que ajudam a controlar os seus gastos!
Aqui na Qista temos um compromisso com a educação financeira não apenas dos nossos clientes, mas do público em geral. Por isso, sempre contamos com informações seguras e atualizadas sobre o mercado financeiro, para cumprirmos com o compromisso de prezar pela segurança financeira de todos! Gostou do conteúdo? Siga a gente nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Quer entender mais sobre novidades do mundo financeiro? Acompanhe o nosso blog