Entre os setores com maior evolução nos últimos anos, destaca-se a bolsa de valores, que tem batido recordes em termos de número de ingressantes. Porém, antes de entrar nessa “jornada”, é importante entender como começar a investir.
Afinal, o mercado financeiro possui suas complexidades; por isso, é relevante se preparar para ele. No texto, contextualizamos o momento do mercado e separamos algumas dicas que podem ser úteis antes de começar a investir.
Expansão da bolsa de valores
Conforme dados da B3, desde 2020 a base de investidores na bolsa de valores já cresceu 80%, sendo que entre investidores de renda fixa e renda variável, esse número já ultrapassa os 20 milhões de pessoas.
Fatores como a maior disseminação sobre o funcionamento do mercado e o entendimento de que é possível começar a investir com pouco dinheiro têm auxiliado diretamente nesse processo.
Como começar a investir?
Um benefício da educação financeira é o entendimento de formas que podem auxiliar na gestão do próprio dinheiro. Entre as possibilidades que se encaixam nessa prática, vale citar os investimentos.
Afinal, esse tipo de atividade – quando bem executada – pode ser um trunfo na busca pela renda passiva, isto é, conseguir uma renda extra, sem a necessidade de exercer alguma atividade ou vender algo.
Porém, antes de começar a investir, é importante entender as próprias contas, sendo recomendável avaliar renda, gastos, dívidas e reservas.
Após avaliar esses pontos, é importante considerar o perfil como investidor – em especial a aceitação ao risco – e os objetivos buscados na bolsa de valores. Nesse momento, é válido considerar conceitos que todo investidor deve conhecer:
- Liquidez: nível de facilidade ou dificuldade em liquidar (vender) determinado ativo financeiro;
- Risco: probabilidade de algo impactar, de modo inesperado, no produto financeiro;
- Retorno: capacidade que aquele ativo tem de possibilitar renda ao investidor;
- Diversificação: adquirir diferentes tipos de ativos pode influenciar no rendimento.
- Vale destacar que esses são apenas alguns pontos relevantes para o investidor iniciante conhecer, sendo que é necessário se aprofundar no tema.
Mais incentivado a começar a investir?