Boleto parcelado: a nova modalidade de crédito é realmente segura?

O “comprar agora e pagar depois” é algo que existe há muito tempo – quem nunca tentou “comprar fiado” na padaria ou na mercearia, não é mesmo?

Há muito tempo as lojas já disponibilizam diferentes formas de pagamento a prazo como, por exemplo, o crediário, o talão de cheques e o famoso cartão de crédito.

O boleto parcelado nada mais é que um novo método de parcelamento, sendo uma ótima alternativa para quem não tem ou não utiliza cartões de crédito. Confira abaixo tudo sobre essa modalidade.

O que é o boleto parcelado?

Quem nunca se encantou com algum produto em uma loja online, mas acabou não finalizando a compra, pois as formas de pagamento não agradavam?

Muitas lojas oferecem como pagamento apenas alternativas como o boleto comum e o cartão de crédito, o que pode ser um impeditivo para diversas pessoas que não possuem – ou apenas não querem utilizar – um cartão de crédito, ou que até mesmo não contam com limite disponível no momento, principalmente para compras de valor elevado.

Dessa forma, o boleto parcelado surgiu como uma solução para esse problema, dando uma alternativa para que os consumidores possam realizar suas compras.

Como funciona o boleto parcelado?

Na prática, o modelo funciona como um boleto comum, que você recebe e pode pagar livremente em qualquer dia até a data de vencimento, com o diferencial de que a pessoa irá receber boletos com datas que correspondem às parcelas selecionadas no momento da compra.

Isso significa que, o consumidor pode realizar a compra e pagar as parcelas livremente conforme as datas dos boletos, sem comprometer o limite do cartão de crédito e optando pela melhor forma de pagamento – é válido lembrar que, em caso de atrasos, existirá a possibilidade de serem cobradas multas e juros sobre o valor total da compra, assim como em qualquer forma de pagamento.

O modelo é seguro para os comerciantes?

Sim. Assim como o cartão de crédito, por exemplo, o boleto parcelado é completamente seguro para todo tipo de lojista.

Para utilizar o formato, o lojista deve primeiro contratar uma instituição bancária que ofereça a modalidade e assim integrá-la à sua loja.

No momento em que o cliente realizar a compra e optar pelo boleto parcelado, é feita uma análise de perfil, avaliando o risco e a disponibilidade de crédito, que influenciará inclusive na quantidade de parcelas liberadas como opção de pagamento.

Além disso, o lojista sempre irá receber o valor integral da venda imediatamente, independente do número de parcelas escolhidas pelo cliente, o que garante que ele não terá prejuízos, mesmo em casos de inadimplências, pois o banco irá tratar com o cliente.

As vantagens do boleto parcelado

Além da praticidade, o boleto parcelado oferece diversas vantagens tanto para o consumidor quanto para o comerciante como:

  • Segurança no momento de finalizar as compras por não precisar expor informações pessoais;
  • Experiência de compra otimizada com mais opções;
  • Possibilidade de aumento no volume de vendas ao conquistar novos clientes que antes não podiam finalizar suas compras. O mesmo vale para o tíquete médio das vendas que pode aumentar devido à possibilidade de se parcelar os valores;
  • Melhora no fluxo de caixa ao receber os valores integrais das vendas;

Gostou do conteúdo? Siga a gente nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Quer entender mais sobre novidades do mundo financeiro? Acompanhe o nosso blog

Compartilhe este post

Posts recentes