Liquidez e volatilidade: quais as diferenças?

Você está pensando em investir? Se a resposta for positiva, com toda certeza as palavras liquidez e volatilidade já apareceram em sua frente.

O que não é à toa, afinal a liquidez e volatilidade são conceitos relevantes na atuação do investidor, especialmente por estarem relacionados ao retorno que o mesmo terá em sua jornada no mercado. Assim, vale começar explicando separadamente cada um deles. 

O que é liquidez? 

Liquidez é a capacidade que se tem de converter um ativo financeiro em dinheiro, em outras palavras, a facilidade que o investidor tem no momento que desejar vender sua aplicação. 

Assim, produtos financeiros que têm resgate fácil e com rapidez possuem liquidez maior, enquanto os que são difíceis de se desfazer, digamos assim, possuem baixa liquidez. 

Por exemplo, a poupança, investimento mais popular do país, é um ativo de alta liquidez, afinal é possível resgatar o valor a qualquer momento. Enquanto, ativos de alto valor, como imóvel, possuem baixa liquidez devido ao tipo de negociação e o tempo para sua conclusão. 

Importante: este indicador não está diretamente relacionado com a rentabilidade da aplicação.

O que é volatilidade?

Em suma, volatilidade é o indicador que aponta o quanto o valor de determinado ativo oscila com o tempo, sendo que isso é válido para valorização e desvalorização.

Dessa forma, se aquela ação tem movimentos de alta e baixa constantes, sua volatilidade é maior, por sua vez, se sua linha de valor segue um padrão, sua volatilidade é baixa. 

Importância da liquidez e volatilidade para o investidor

Compreendido o conceito por trás de liquidez e volatilidade, é fácil entender o porquê dessas métricas serem tão relevantes para o investidor, afinal são indicadores que trazem um retrato mais ‘fiel’ sobre o que se espera do produto financeiro.

Ou seja, através da análise de ambos é possível ter uma noção maior sobre o que se espera do ativo, suas oscilações e se é fácil liquidá-lo. 

Contudo, esses não são os únicos indicadores utilizados para se avaliar um investimento. 

Portanto, entender a relevância da liquidez e volatilidade em uma análise é fundamental, mas também é importante considerar ROI, margem líquida, risco x retorno e muito mais!

Compartilhe este post

Posts recentes