A Anbima divulgou recentemente a 6ª edição da “Raio X do Investidor”, documento que traz um retrato de quem investe e, até mesmo, do próprio mercado financeiro brasileiro. Conheça os principais destaques relacionados ao documento que separaos para você.
Menos pessoas economizando
Conforme o relatório da Anbima, cerca de 30% da população brasileira conseguiu economizar algum dinheiro em 2023. Este número representa uma queda na comparação com 2022, quando este dado ficou em 32%.
Entretanto, sas pessoas que conseguiram guardar algum dinheiro ao longo do ano passado, 48% estão nas classes A e B, 29% na classe C e 15% nas classes D e E.
Além disso, a pesquisa ainda indicou qual o “destino” do dinheiro guardado por menos de um terço da população:
- 42% aplicou em produtos financeiros;
- 17% apenas guardou;
- 7% investiu na compra de um imóvel (casa, apartamento e terreno);
- 6% investiu na compra de um automóvel.
Mais pessoas jogando
O número de apostadores online foi um dado “inédito” que o Raio X dos Investidores trouxe e, com destaque, 14% da população brasileira fez ao menos um “joguinho” no último ano. Em outras palavras, número que supera, inclusive, o indicador de pessoas que investiram na bolsa de valores durante o período.
Mas, afinal, quem investe? O retrato que a pesquisa trouxe é o seguinte:
- 17% estão nas classes A e B, 15% na classe C e 10% nas classes D e E;
- 63% de homens;
- 45% fazem parte da Geração Z;
- 43% também investem em algum produto;
- 63% utilizam aplicativos de banco para realizar seus investimentos.
Portanto, do total de 43% que investem, 21% recorrem à caderneta de poupança, 12% optam por moedas digitais e 7% em títulos privados.
Quem a Anbima ouviu?
Para realizar a pesquisa, a Anbima ouviu 5.814 das 5 regiões do Brasil entre os dias 6 e 24 de novembro de 2023. A margem de erro é de 1 ponto percentual para cima ou baixo.
Quer entender mais sobre novidades do mundo financeiro? Acompanhe o nosso blog