3 dicas para guardar dinheiro

O Ipsos, Especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, lançou no início deste ano a pesquisa “Pulso 2023”. No levantamento, o grande destaque ficou por conta do tema: guardar dinheiro. Afinal, segundo o estudo, 61% dos brasileiros não conseguem fazer uma reserva financeira. 

Ou seja, mais da metade dos ouvidos não possui o hábito de investir para ampliar seu patrimônio. Por outro lado, 34% dos entrevistados apontaram que conseguem fazer uma reserva. Diante disso, o que fazer para criar o hábito de guardar dinheiro? Separamos três dicas que são o pontapé inicial.

Entenda o orçamento

Inicialmente, avaliar o próprio orçamento (o que você recebe versus seus gastos fixos) é um bom primeiro passo. . É possível cortar itens repetidos – assinaturas de streamings que não são muito utilizadas, por exemplo, serviços que têm valor baixo, mas débito mensal e praticamente nenhum uso ou que podem ser substituídos por versões gratuitas, como armazenamento extra de dados, internet banda larga muito forte, quando se passa a maior parte da semana fora etc.

Esse é um bom começo para você fazer escolhas que permitam uma sobra financeira, sem precisar abrir mão de conforto ou daquela pizza no final de semana. 

Tal prática é útil para quem busca arrumar fontes para economizar. 

Evite dívidas

Sabe aquele produto que parece incrível, mas que você, na verdade, não precisa? Respire fundo e evite-o. Um dos grandes problemas do endividado é o alto volume de parcelamentos realizados ao mesmo tempo, corroendo sua renda mensal. Busque se organizar a ponto de não deixar passar nenhuma conta, isto é, pague tudo na data prevista – para as contas de consumo (água, luz, telefone/internet e o plano de saúde) prefira o débito automático logo no dia em que cair o seu salário. Dessa forma, você evita dívidas e, consequentemente, ‘economiza’ dinheiro. 

Se educar financeiramente

Por fim, mas não menos relevante, é útil aprofundar seu entendimento sobre finanças pessoais, neste sentido é válido entender como investir (pois você terá sobras quando se organizar!), potencializar ganhos, evitar gastos extras e, quando possível, abrir-se para uma fonte de renda extra. Sem dúvidas, pesquisar sobre o tema é um hábito saudável. 

Siga a gente nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe este post

Posts recentes